Sobre O Voiceover Brasil

O "Voiceover" é um recurso de acessibilidade disponível nos sistemas operacionais da Apple.

Trata-se de um leitor de telas controlado por gestos. Com este recurso, os deficientes visuais podem interagir facilmente com os dispositivos da Apple.

No blog Voiceover Brasil, você encontrará dicas de uso do Voiceover, tutoriais, resenhas de aplicativos acessíveis, notícias sobre acessibilidade e muito mais.

Pesquisar Este Blog

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Sobre O Administrador

Em 1999, perdi minha visao em um acidente de carro, na época, estava com 17 anos. Eu era um gamemaníaco ao extremo, sempre entusiasmado com a tecnologia, mas depois que fiquei cego, acabou a era dos videogames. Me lembro do dia em que vendi meu PlayStation, que dor no coração. Mas pelo menos deu tempo de jogar o lendário "Final Fantasy 7." Rsrsssrs
Bom, foi o fim da era dos videogames, mas não foi o fim da tecnologia em minha vida, muito pelo contrário, depois de algum tempo, conheci os leitores de telas de computadores. Foi o início de uma nova era. Comecei usando um software chamado
DOSVOX
O Dosvox é uma espécie de sistema operacional para cegos que roda na plataforma Windows. O Dosvox é desenvolvido pelo núcleo de computação da
UFRJ
e é gratuito. Com o Dosvox, comecei a aprender o básico do básico, e o interesse sobre informática foi aumentando a cada dia.
No começo foi bem complicado, pois em minha cidade não havia nenhum professor especializado em informática para deficientes visuais, portanto, tive que aprender tudo na raça, fuçando , pegando uma dica aqui, outra ali e assim por diante.
Certa vez, fuçando no Dosvox, encontrei um tal de
PAPOVOX
O Papovox é um chat para deficientes visuais. São diversas salas de bate-papo e ali estavam vários cegos experts na informática, mas não tive muito sucesso em conseguir informações, afinal de contas eu era um leigo, novato e cheio de perguntas, ou seja, eu era um chato e ninguém tem muita paciência de ficar ensinando um estranho que chegou do nada. Para um estranho, ninguém tinha muita paciência, já com uma "estranha," a coisa ficou diferente. Isso mesmo, comecei a entrar no PapoVox com nome de mulher. Pronto, começou a aparecer experts de todo lado para ajudar a novata. Rsrsrsss
Foi assim que descobri o leitor de telas
Jaws For Windows
O Jaws me proporcionou uma experiência totalmente nova, pois até então, só tinha acesso ao ambiente DosVox, mas agora com o Jaws, o ambiente Windows também estava acessível.
Fiquei muito entusiasmado com a nova gama de possibilidades que o Windows estava me proporcionando. Nunca passei nem perto de ser um gênio da informática, mas fuçando aqui e ali e com a ajuda do Sr.
Google,
aprendi a me virar muito bem, ao ponto de conseguir fazer algumas manutenções no sistema e até hoje volta e meia, algum amigo me liga pedindo ajuda para resolver alguma zica.
Outra experiência que o Jaws me proporcionou, foi a possibilidade de acessar as redes sociais. Me lembro de quando conheci o
Orkut
Achei aquilo uma coisa maravilhosa. Além de poder manter contato com os amigos e familiares, havia também as comunidades. Aprendi muita coisa sobre informática naquelas comunidades.
Bom, depois de milhares de scraps e depoimentos, chegou a vez de começar a resumir a vida em 140 caracteres. Chegou a vez do
Twitter
Achei o Twitter incrivelmente divertido e dinâmico. Fiquei completamente viciado.
Depois de um tempo, comecei a notar que muitas pessoas estavam twitando através de seus celulares e comecei a pensar como seria legal se houvesse alguma possibilidade dos cegos também terem acesso a internet via celular, mas ao mesmo tempo achava a idéia absurda, pois os cegos não tinham acesso nem as funções básicas dos aparelhos celulares, quanto mais ter acesso a internet. Mas descobri que eu estava redondamente enganado.
Um dia, navegando mundão virtual a fora, descobri o
Talks
O Talks é um leitor de telas para celulares, porém, ele não pode ser instalado em qualquer aparelho, ele só pode ser instalado em aparelhos que rodam o sistema operacional
Symbian OS
Grande parte dos aparelhos que rodam o Symbian, são aparelhos da
Nokia
Com o Talks, o deficiente visual consegue ter acesso as funções do celular, podendo assim, ler e enviar torpedos SMS, acessar a biblioteca de músicas, acessar a internet e etc.
Na época que descobri este recurso, comprei um "Mokia 6210 Navigator" e instalei o Talks. Fiquei entusiasmado quando ouvi meu celular falando. Pensei que seria o início de uma outra era, a era da vida sem fio, mas sinceramente, não foi desta vez.
Não consegui me dar bem com o Talks. Não consegui me adaptar, achei tudo muito estranho e pouco intuitivo. Talvez meu aparelho não fosse muito bom para ser usado com o Talks, talvez tenha sido falta de persistência, não sei, o fato é que não tive uma boa experiência com este leitor de telas, ao contrário de muitos outros cegos que conseguem desfrutar dos recursos de seus aparelhos usando o Talks. Enfim, deixei de lado a idéia de acessar a internet via celular e voltei para o PC.
Certa vez, estava pesquisando sobre acessibilidade no Google e eis que surge um resultado que fez minha alma congelar! Era um vídeo do YouTube que trazia o seguinte título:
Ponto De Vista 02 - Touchscreen, iPhone e iPad para cegos
Trata-se de um vídeo feito pelo
Lucas Radaelli
onde ele faz uma demonstração de como os cegos fazem para interagir com os iDevices da Apple.
Depois de assistir esse vídeo, minha cabeça explodiu e meu cérebro grudou no teto! Naquela noite eu nem consegui dormir. Assisti o vídeo várias vezes. Não conseguia acreditar que aquilo era possível. Me lembro que antes de encontrar esse vídeo, cheguei tuitar a seguinte piadinha:
"Dar um celular touchscreen para um cego, é o mesmo que dar um patinete para um saci."

A Apple invalidou minha piada e foi a melhor coisa que poderia acontecer.
Na internet, sempre me deparava com alguma informação sobre a qualidade e a excelência dos produtos da Apple. Uma vez, meu primo Rafael veio passar as festas de fim de ano em minha casa e ele trouxe seu
MacBook
Ele falava daquilo com um entusiasmo tão grande que dava inveja. Chegamos a fazer uma música no
Garage Band
Fiquei impressionado com a qualidade dos timbres e a facilidade de uso, em poucos minutos tínhamos uma música pronta.
Por saber que os produtos da Apple ofereciam um altíssimo padrão de qualidade, fiquei enlouquecido em saber que ela também havia desenvolvido um leitor de telas. Pelo nível de qualidade de seus produtos, imaginei que este leitor de telas seria perfeito, pois é, eu não estava enganado. Agora sim, chegou a era da vida sem fio.
Depois de alguns dias pesquisando sobre o
Voiceover
leitor de telas da Apple, resolvi que iria comprar um iPhone. Juntei minhas economias e comprei um
iPhone 4S
Infelizmente não é um aparelho muito barato, mas não me arrependo nem um pouquinho, foi o melhor investimento que já fiz na vida.
Quando ele chegou, eu já sabia Como
ativar o Voiceover
e já havia decorado os
gestos de uso do Voiceover.
Não posso deixar de citar o site
"Dicas Apple"
Aprendi muita coisa sobre o Voiceover com a equipe desse site. Bom, tirei o iPhone da caixa e já saí fuçando feito um alucinado. Em pouco tempo já estava familiarizado com o conceito do iOS.
Hoje, eu não tenho apenas um celular acessível, eu tenho uma central de produtividade, comunicação e entretenimento. Eu tenho um mundo digital na ponta dos dedos.
Enfim, o Voiceover é um Recurso de acessibilidade fantástico e neste
Blog,
irei compartilhar minhas experiências de uso, dicas, resenhas de aplicativos acessíveis com o Voiceover, tutoriais, notícias sobre acessibilidade e etc.
Espero que gostem, mas mais do que isso, espero que vocês participem compartilhando suas experiências, dicas, comentários e críticas.
Um grande abraço!

 

Nenhum comentário: